domingo, maio 01, 2005

Bom dia, coletividade!
Depois de uma noitada deleuzeana, relendo o "plano de imanência" (e correndo sobre ele em suas velocidades infinitas), resolvo dar um passeio pelo nosso blog nessa manhã de domingo e - ôpa! - descubro que ele afinal se move... A Coletividade se convida a assistir a entrevista de amanhã com o Renato Janine Ribeiro. Excelente idéia! O cara é mesmo muito legal e um pensador brilhante. Daqueles raros professores de filosofia que nos estimulam a pensar... Já que foi dada a referência de seu site pessoal, aproveito para acrescentar que, há uns dois anos, nós fizemos uma entrevista com ele para a revista Interface, que ele também publicou em seu site: entrevista para Interface. Aliás, foi um número sobre "Ética e Direitos Humanos" que ficou todo muito bom: revista Interface (procurar o número 12).
A Coletividade também se convidou há alguns dias a visitar a exposição do Itaú Cultural sobre o "corpo na arte contemporânea brasileira". Outra ótima idéia. Devemos fazê-lo! Mas a exposição mais indispensável neste momento na cidade é a do Farnese que está no CCBB. Espíritos sensíveis, cuidado! Talvez seja melhor sorvê-la em pequenas doses... Para quem for, não deixe de assistir ao filme-documentário do Olívio Araújo que é exibido "non stop". Há muito o que discutir nessa obra da perspectiva de nossos estudos espinosanos-deleuzeanos: o seu caráter de uma "arte menor" ou seu "devir minoritário", o plano de imanência (aqui tomado como um plano de composição), os conceitos (aqui tomados como "blocos de sensação" ou afectos ou perceptos), os personagens conceituais (figuras estéticas) e, até mesmo ou sobretudo, a "grande alegria" (a Grande Saúde desta obra profundamente triste e perturbadora). Enfim, uma exposição a ser invadida por hordas nômades. Uma exposição que invade nosso espírito e o povoa de afectos nômades...
E o que mais, agora? Só mais uma vez, desafiar a coletividade a "coletivizar-se"... Poderíamos antes de cada encontro lançar pontes entre o discutido e o por se discutir. Dos "conceitos" ao "plano de imanência"... Lançada a ponte podemos, é claro, (per)corrê-la em todos os sentidos... Quem se habilita?
Meu toque didático: especial atenção ao exemplo III!
Até terça, 3!