domingo, novembro 26, 2006

A Coletividade Nômade é uma TAZ?

Será ela uma sociedade secreta espinosista?
Uma tong de contrabandistas de idéias e afetos?
Ou será uma Zona Autônoma Periódica?
Uma flutuação de potência, na dependência do quanto conseguimos ter força para fazer a Zona Autônoma durar...
Às vezes, a TAZ se torna algo grande demais para nossa potência...
De quantos dias de festa somos capaz?

Existem algumas coisas que são inerentemente temporárias. E existem outra coisas que são temporárias somente porque não somos fortes o suficiente para fazê-las permanentes. Digamos que você se instala por alguns meses em um lugar bonito perto de uma floresta, na beira de um lago, no verão, com alguns amigos e você tem uma TAZ verdadeira. Erotismo e beleza natural e liberdade pra correr pelado por aí e fumar maconha ou fazer o que você quiser. Mas como isto tudo é movido pelo dinheiro que as pessoas têm que fazer no mercado onde elas vendem o trabalho, isto pode durar somente um certo tempo. Nós gostaríamos de fazer isto durar para sempre, transformado a TAZ em uma PAZ, uma Zona Autônoma Permanente (Permanent Autonomous Zone). Nós não temos o poder econômico para fazer isto. É temporário somente porque nos falta o poder para fazermos isto mais permanente.
Outras coisas são claramente temporárias, e devem ser apreciadas pela sua temporalidade. Quando a essência saiu delas nós devemos perceber isto, e deixar esta forma em busca de outras formas. Então uma certa quantidade do que vem sendo chamado de “trabalho de flutuação” é necessário. Você tem que estar sintonizado com onde a liberdade e o prazer estão sendo potencializados e onde não estão, para que você possa espontaneamente se manter flutuando e ficar à frente desse fenômeno.
(HB)

A qualquer momento uma TAZ pode ocorrer. Em um nível mínimo, um jantar na casa de alguém pode repentinamente evoluir em uma TAZ. Não qualquer jantar, mas o potencial está lá porque é organizado de uma maneira não hierárquica, para convivência. E, em um nível máximo, você teve Zonas Autônomas Temporárias que duraram muito mais, onde a festa na realidade continuou por alguns anos. Quando estamos falando sobre a Zona Autônoma Temporária, per se, como nodos realmente intensos de consciência e ação, é possível que os seres humanos não possam aguentar muito disso. Talvez dezoito meses ou dois anos de festa contínua seja tudo que alguém pode aguentar. (HB)

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Interessante a relação que estabele com o que chama da TAZ, o fato que o conceito de Conatus, o desejo de persrrá em si, liga se a natureza em si, como potência comum dos corpos.
Me interesse especificante como estes modos de perserverá em si, entendidos a partir do conceito de conatus espinosano abre portas para discussão bio-política sobre a relação dos processos em homeostasia do organismo, a partir das inumeras afecções e os modos pelos quais os processos autoreuladores a partir destas zonas de indicernibilidades do próprio corpo, cuja potência de afetar e se afetado altaram em virtude das cinéticas afetivas que cada corpo mobiliza em seus territórios políticos existências, assimo como na imagem das políticas organicas em deriva corpo intensivo e criativo e em hábito corpo sujeito a territorios de subjetivações capitalistas como modo de produção territorialização social. A problematização do campo em representação do movimento, via psicomotora ou seja a institucionalização da placa sensorio motora aos processo de entendimento das neurociências, psicanálise e sobretuto a partir das filosofias das diferenças, abre a partir daí um hibridismo nos intertícios das especulações acerca do comportamento humano, assim como das potências bio políticas dos afetos...
Espero ter podido contribuir para o pensar...
Marcelo Antunes

10:30 PM  

Postar um comentário

<< Home